Muita gente já sabe que ter um plano de saúde faz muita diferença em situações de emergência, mas o que poucas pessoas sabem é que existem muitos benefícios que podem fazer você aproveitar melhor o plano de saúde.
Segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), no estado de São Paulo 88% da base de clientes dos planos de saúde usa os serviços ao menos uma vez ao longo do ano, sendo 86% dos casos para o uso de consultas médicas.
Isso mostra que mesmo os clientes tendo o direito de utilizar mais serviços oferecidos através do plano de saúde, são poucas as pessoas que aproveitam tudo que o plano tem a oferecer ou fazem o uso preventivo.
E é exatamente isso que você pode vai encontrar neste texto.
Preparado(a)?
1 – Existem Reembolsos Obrigatórios
Cada plano e contrato abrange quais tipos de consultas e procedimentos médicos possuem a opção de reembolso e em qual porcentagem. Porém, existem situações que o plano de saúde possui obrigação de efetuar o reembolso da consulta ou procedimento.
Seguem alguns exemplos onde o plano de saúde é obrigado a realizar o reembolso:
- Estar em uma localidade sem rede credenciada pelo seu plano e precisar do serviço;
- Situações de urgência sem risco de morte;
- Urgência e emergência com risco de morte ou lesões irreparáveis;
- Complicações gestacionais.
Se você passar por algum desses casos e for atendido(a) em um local onde não há cobertura do seu plano, você pode solicitar o reembolso posteriormente para o seu plano de saúde.
Lembrando que o reembolso de consultas que são consideradas eletivas o plano de saúde não tem obrigação de efetuar o reembolso a não ser que esteja em contrato.
Agora vamos à segunda maneira de aproveitar melhor o plano de saúde.
2 – A Rede Credenciada Aumentou
Para quem não está familiarizado, a rede credenciada é a ferramenta que você vai utilizar para saber quais tipos de atendimento e consultas você pode realizar através do plano, com reembolso parcial ou total.
Antigamente, a rede credenciada costumava ser bastante limitada aos serviços mais básicos de saúde, no entanto, após uma mudança realizada pela ANS em 2014, muitos serviços e exames foram acrescidos na rede credenciada.
Essa mudança colaborou muito para que as pessoas pudessem aproveitar melhor o plano de saúde sem o sentimento de “estou pagando e não uso”.
Essa medida também foi um incentivo econômico para os próprios planos de saúde, pois, se as pessoas começam a fazer mais exames de prevenção, normalmente os tratamentos de doenças que são realizados desde o início da doença são mais baratos comparados com o tratamento de uma doença em sua fase mais avançada.
Hoje em dia há diversos tipos de consultas que são inclusas e vários planos de saúde e contratos, como é o caso dos nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros mais.
Recomendamos que você consulte junto ao seu plano de saúde quais coberturas você possui na sua rede credenciada, talvez você encontre algum tipo de consulta ou exame que você pode economizar.
Agora vamos para a nossa próxima dica sobre como aproveitar melhor o plano de saúde.
3 – Planejamento Familiar
Muitas pessoas desconhecem esse benefício obrigatório, mas é um dos recursos mais importantes do plano, afinal, ter um filho trás muitas responsabilidades.
Segundo a Resolução Normativa nº 387, que está em vigor desde o ano de 2016, os planos de saúde são obrigados a oferecer aconselhamento, consultas e atividades educacionais relacionadas ao planejamento familiar.
Como procedimentos obrigatórios também estão listados:
• DIU hormonal, incluso o dispositivo;
• DIU não hormonal, incluso o dispositivo;
• Vasectomia;
• Laqueadura.
4 – Ansiedade, Depressão e Déficit de Atenção Podem Ser Tratadas Através do Plano de Saúde
Infelizmente o número de pessoas diagnosticadas com doenças psicológicas subiu de alguns anos para cá. Contudo, a boa notícia é que existem benefícios que vão te ajudar com as despesas com esse tipo de doença e fazer com que você aproveite melhor o plano de saúde.
Segundo o CID (Classificação Internacional de Doenças), os planos de saúde devem oferecer cobertura para todos os procedimentos listados na lista do CID.
Dentre eles estão a ansiedade, depressão, déficit de atenção e efeitos relacionados à abstinência de álcool ou drogas.
O lado positivo é que não existe limite de utilização das consultas e internações psiquiátricas.
Vamos agora a nossa quinta maneira de aproveitar melhor o plano de saúde.
5 – Como Aproveitar Melhor o Plano de Saúde: Cirurgia Refrativa
Por último, mas não menos importante temos um grande benefício obrigatório para os planos de saúde.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, cerca de 35 milhões de pessoas —19% da população— têm algum tipo de deficiência visual.
Isso mostra que muitos brasileiros já convivem com o óculos no dia dia, podendo ainda ter a evolução nos graus.
A cobertura de cirurgia para correção de distúrbios visuais é obrigatória, porém o paciente deve atender os seguintes critérios:
• Idade igual ou superior à 18 anos;
• Grau estabilizado por pelo menos 1 ano;
• Miopia entre 5 e 10 graus e caso tenha astigmatismo associado, este deve ser de até 4 graus;
• Hipermetropia de até 6 graus e caso tenha astigmatismo associado, este deve ser de até 4 graus.
Se você se encaixa em algum dos perfis acima, felizmente poderá usufruir desse benefício e economizar o valor de uma cirurgia que varia entre R$2.000 e R$15.000.
E, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre planos de saúde e até mesmo ainda não tenha um, você pode conversar com o nosso time de especialistas.
Nós temos parceria com as melhores seguradoras do país e fazemos consultorias gratuitas com os nossos clientes para avaliar qual o melhor plano de acordo com cada pessoa.
Clique no banner abaixo para conversar com a nossa equipe agora.
Aproveite para deixar um comentário e compartilhar com os amigos esse material, você pode estar ajudando um conhecido a aproveitar melhor o plano de saúde, combinado?
Abraço!