Início » Blog » Vale a Pena Ter um Plano de Saúde?

Vale a Pena Ter um Plano de Saúde?

Nesse texto você irá entender qual o verdadeiro papel do plano de saúde e de que maneira você pode tirar mais proveito do seu plano e economizar deixando de pagar consultas por fora.

Apesar do plano de saúde ser essencial, por muito tempo ele foi negligenciado por uma parcela da população, especialmente a parcela mais jovem que se vê protegida graças ao corpo mais jovem.

Na última pesquisa realizada pelo PNS (Pesquisa Nacional da Saúde), em 2019 apenas 28,5% da população do país (59,7 milhões de pessoas) tinham algum plano de saúde, médico ou odontológico em 2019.

Com a pandemia isso mudou e a busca pela contratação de novos planos de saúde aumentou significativamente.

Estamos em um novo momento que, por conta do confinamento e trabalho home office, tanto as empresas quanto as próprias pessoas começaram a valorizar muito mais a sua saúde física e mental.

A covid-19 mais do que provou que ter um plano de saúde é essencial, como assustou muitas pessoas ao mostrar que, literalmente, da noite para o dia podemos ser impactados por uma doença até então desconhecida pela grande população.

É claro que os planos de saúde possuem papéis maiores que vão além de nos proteger e assegurar em momentos difíceis como esses. Estamos falando do seu uso para prevenção de doenças e tratamentos preventivos que vão permitir ter uma qualidade de vida e longevidade maior.

E é exatamente sobre isso que vamos falar no nosso texto de hoje.

Plano de Saúde: Qual a utilidade?

Eu não sei você, mas nós acreditamos que a melhor definição que podemos ter a respeito do plano de saúde é: Tirar você da vulnerabilidade.

É comum encontrarmos pessoas que possuem seguro de carro, mas não possuem um plano de saúde.

Agora pense comigo…

Se você tivesse que escolher, o que é mais importante: O seu carro ou a sua vida?

O ideal é ter os dois, mas racionalmente falando o plano de saúde é mais importante do que um seguro de carro.

No final, muitas pessoas trocam proteger o bolso ao invés de suas próprias vidas.

O plano de saúde existe para garantir a cobertura de seus gastos médicos, hospitalares e ambulatoriais prestados por sua Rede Assistencial (o conjunto de médicos, hospitais, exames ligados ao seu plano).

O que muitas pessoas não sabem é que as redes estão ficando cada vez mais amplas, tanto do sentido de abrangência territorial quanto na variedade de serviços inclusos.

Muitos planos já incluem assistência para psicólogo, fisioterapia (modalidades novas), nutricionista e algumas terapias alternativas como a acupuntura que têm se demonstrado extremamente eficaz dentro do ambiente científico.

Segundo a ANS desde 2014, 50 novos exames, consultas, cirurgias, 37 medicamentos e 29 doenças genéticas foram adicionados na lista de cobertura obrigatória.

“O Rol 2014 trouxe avanços muito importantes para os tratamentos de saúde da população brasileira, como os medicamentos orais contra câncer, o rastreamento de doenças genéticas e as ampliações de cirurgias menos invasivas e de consultas com profissionais de diversas áreas. Essas inclusões representam maior cuidado com as pessoas e menores riscos à saúde”, destaca o diretor-presidente da ANS, André Longo.

Falando especificamente sobre o ponto da vulnerabilidade, entenda que apenas ter um plano de saúde não te garante uma qualidade de atendimento e todas as coberturas.

Hoje existem muitos tipos de planos de saúde e de redes credenciadas diferentes. Cada pessoa pode ter uma inclinação para um uso específico.

Existe o fator localização também.

Talvez você tenha ouvido um amigo, colega ou até familiar dizer que o plano x é muito bom. Mas se essa pessoa mora em uma região ou estado diferente da sua, talvez aquele plano não seja a melhor opção para você.

Imagine o seguinte cenário…

Você estava brincando com o seu filho(a) no quintal e sem perceber você pisa em um dos brinquedos do seu filho(a).

Quando você percebe, desequilibra e tenta cair no chão de uma forma que não vai te machucar.

Quando você cai, acidentalmente você percebe que algo aconteceu com o seu braço, provavelmente uma fratura.

Nesse momento, sentindo bastante dor e querendo ser atendido pelo melhor profissional disponível. Você irá preferir ser atendido em um hospital comum ou em um hospital especializado em ossos e fraturas?

E se a distância dos hospitais for diferente? Você certamente vai preferir um hospital mais perto, correto?

Essas são coisas que os corretores irão considerar na hora de realizar uma cotação para você.

E perceba que o tema vulnerabilidade está presente mais uma vez aqui.

Ninguém espera acordar e fraturar o braço naquele dia. Mas, por sermos seres humanos, estamos sujeitos a esse tipo de situação.

Por isso é muito importante ter um plano de saúde que cubra as suas necessidades.

Infelizmente, já ouvimos histórias de pessoas que passaram por situações piores e que tiveram que recorrer ao sistema público de saúde.

O sistema público não é ruim em sua grande maioria, mas ele sempre foi e será cheio, pelo menos pelos próximos anos.

Imagine ter que esperar na fila de emergência para ser atendido e sentindo dor?

Honestamente, eu fico arrepiada só de imaginar esse tipo de situação.

Por esse motivo, se você ainda não tem um plano de saúde e gostaria de uma avaliação do seu perfil e realizar uma cotação, recomendamos fortemente que entre em contato com a nossa equipe clicando nesse link aqui.

Como Economizar Utilizando Mais o Seu Plano?

Como mencionado no tópico anterior, muitas mudanças positivas aconteceram com os planos de saúde. Isso permitiu um atendimento melhor para os consumidores e um uso mais justo.

Hoje, dependendo do seu plano de saúde, você pode ter reembolso de quase qualquer tipo de consulta. Usei a a palavra quase porque existem muitas terapias alternativas recentes que ainda não se enquadram nos planos.

Um exemplo muito bom e bastante procurado atualmente é o profissional nutricionista. Felizmente as pessoas têm se cuidado mais, e parte desse processo envolve montar uma dieta adequada.

O nutricionista entra exatamente aqui, tanto a nível corretivo para quem está sobrepeso e afetando a sua saúde, quanto para quem está se prevenindo procurando ser mais saudável.

Por conta do trabalho home office ter se tornado inevitável na maior parte das empresas, muitas pessoas que nunca tinham trabalhado de suas casas começaram a enfrentar problemas sérios de isolamento e conflito familiar, resultado do convívio contínuo.

Sessões com psicólogos podem ser reembolsadas, assim como acontece com exames periódicos. Mas claro, tudo isso depende do tipo de plano de saúde que você possui.

Por esse motivo, mais uma vez dizemos que vale a pena conversar com um corretor para avaliar qual o melhor plano de saúde para você.

Ao começar usar esses serviços preventivos, e sem considerar tragédias que podem acontecer como fraturar um braço, certamente o custo benefício de um plano de saúde é maior.

Algumas pessoas podem pensar: “Ah, mas eu não uso essas coisas, o plano de saúde é só para emergências”.

Olha, voltaremos o ponto anterior da vulnerabilidade. Nós somos vulneráveis do momento que acordamos até o momento que dormimos.

O meu papel aqui não é gerar medo em você e começar a fazer uma lista de tragédias que podem acontecer com qualquer pessoa.

Mas a verdade é que quem se previne vive mais. Se você não faz exames periódicos, não cuida da sua saúde física e mental, as chances de você entrar em qualquer grupo de risco são maiores.

E isso quem afirma não sou eu, mas a ciência.

Agora que você entendeu a importância de um plano de saúde, como você pode aproveitar melhor o seu plano e vou fazer o meu último convite.

Nos últimos anos a Branda Corretora tem se especializado em oferecer os melhores serviços nos planos de saúde, seguros e empréstimos.

Nós entendemos que o nosso serviço requer confiança e bastante conhecimento do perfil do cliente. E por isso, não medimos esforços para melhorar todos os dias cada vez mais.

Se você chegou até aqui e precisa de ajuda para contratar alguns desses serviços como um plano de saúde, nós temos uma equipe de especialistas treinados para te atender.

Nós não iremos vender um produto que não atenda as suas necessidades.

O nosso time irá analisar o seu caso e encontrar o plano que mais se adeque a sua necessidade hoje, combinado?

Clique aqui para conversar com o nosso time.

1 comentário em “Vale a Pena Ter um Plano de Saúde?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *