Início » Blog » Plano de Previdência Privada: Como funciona?

Plano de Previdência Privada: Como funciona?

Se você espera se aposentar e ser um “velhinho” rico, você precisa considerar ter um plano de previdência privada e começar o quanto antes.

Neste artigo nós vamos te mostrar como o plano de previdência privada pode ser uma excelente alternativa para você garantir o seu futuro, de maneira organizada, segura e rentável.

Vamos lá?

O Que É o Plano de Previdência Privada?

O plano de previdência privada é uma maneira prática de criar a sua aposentadoria sem depender do goverrno, por isso o nome plano de previdência privada.

A ideia de se criar esse tipo de plano é resgatar o valor investido somente no longo prazo, por isso o plano de previdência privada normalmente está associado à aposentadoria.

O seu investimento será feito em um fundo de previdência selecionado pelo banco através de especialistas em investimentos.

O plano de previdência é muito semelhante ao fundo de investimento, mas com algumas diferenças.

No fundo de previdência não existe come-cotas e você pode contar com vantagens tributárias investindo no longo prazo.

Para quem não está familiarizado com o termo come-cotas, vamos dar uma breve explicação.

Com os fundos de investimento tradicionais o come-cotas é a antecipação do imposto de renda sobre os ganhos acumulados pelos fundos de investimento.

Isso significa que pouco a pouco os fundos de investimentos pegam parte do lucro do investimento.

Mas a maior diferença entre realizar o seu investimento conosco ou sozinho é que fazendo conosco você não terá a preocupação de avaliar e cuidar do seu investimento, porque nós teremos especialistas que estudaram e foram treinados para isso.

Por esse motivo também é indicado que o plano de previdência privada seja para o longo prazo.

Se você deseja investir o seu dinheiro e resgatar os valores no curto ou médio prazo, ou seja, em menos de 6 anos, a previdência privada não é recomendada para você.

Mas, se você está disposto a todos os meses investir uma quantidade para garantir que você terá reservas financeiras no futuro, a previdência privada é indicada para você.

Nós recomendamos a previdência privada especialmente para quem possui dificuldades em guardar dinheiro, deseja ter uma aposentadoria maior e mais justa ou quando a profissão da pessoa é instável.

Como Funciona?

O plano de previdência privada é muito simples porque o seu único trabalho é informar para o seu conselheiro financeiro quais são as suas metas com o investimento e nós vamos te mostrar todas as possibilidades e os valores dos investimento mensais que precisará fazer.

Depois de definir com o seu conselheiro o plano escolhido, nós efetuaremos um cadastro com as suas informações e todos os meses automaticamente o valor será debitado de sua conta.

Essa é a melhor maneira de garantir que você estará reservando o valor planejado para a sua previdência.

Como o plano de previdência privada tem o objetivo de ser resgatado depois de pelo menos 6 anos, dependendo do tipo de previdência que você escolheu, você terá duas opções:

  • 01: VGBL
  • 02: PGBL

O VGBL é uma modalidade onde o Imposto de Renda incide somente sobre a rentabilidade conquistada.

Já com o PGBL essa incidência ocorre sobre o total que será resgatado.

Porém, você só pode escolher o tipo PGBL se você fizer uma declaração de imposto de renda completa, abatendo os valores do imposto de renda.

Para o PGBL recomendamos que você procure um contador para te ajudar com a sua declaração do imposto de renda.

De todo modo, saiba que a diferença desse abatimento de valor é o adiantamento do pagamento de imposto. O imposto será pago de uma forma ou de outra.

Por esse motivo existem dois tipos de tributações que você pode optar na hora de fazer o seu plano de previdência privada:

  • Progressivo: 15% da sua aplicação fica retida na fonte, podendo chegar a 27,5%.
  • Regressivo: a retenção varia de 35% a 10%, que varia de acordo com o tempo que o dinheiro permanece aplicado. Assim, quanto mais tempo, menos imposto você pagará.

Aqui o mais importante é conversar e se aconselhar com a seguradora a respeito da melhor opção para o seu caso.

Quando Começar a Investir?

Antes de falar do como, vamos começar por quando…

Gostamos de utilizar uma analogia para explicar o melhor momento de montar o seu plano de previdência privada.

Pense o seguinte…

Quando se trata de comida, você é a pessoa que normalmente espera sentir fome para ir atrás de preparar ou comprar a comida, ou você é a pessoa que sempre se prepara a próxima refeição e pelo menos 1 hora antes de sentir fome já está planejando o que irá comer?

A previdência privada é indicada para os dois casos, mas ela é indispensável para quem pensa em comida somente quando sente fome.

Porque imagine você com 75 anos precisando pagar o seu plano de saúde, comprar móveis ou aparelhos que vão trazer conforto para você, mas você percebe que não possui dinheiro como tinha quando era mais jovem.

Complicado não é?

Por isso que o plano de previdência privada é para todo mundo, mas totalmente indispensável para quem não possui organização financeira ou é o tipo de pessoa que vive muito o “agora”.

A previdência privada trás essa segurança.

Não importa se você começou a sua carreira hoje ou se faltam poucos anos para se aposentar, o investimento para o futuro precisa ser uma prioridade para todos.

Como Montar um Plano de Previdência Privada?

Para montar o seu plano de previdência privada você precisará da ajuda de uma corretora de seguros, que são as empresas especializadas e responsáveis por esse serviço.

Aqui na Branda Corretora você conta com um time de especialistas que realiza esse serviço há mais de 20 anos.

Você contará com o nosso time para cuidar do seu investimento e tirar todas as suas dúvidas.

Nós iremos analisar o seu perfil de investimento (conservador, moderado ou agressivo) e iremos trazer opções para você.

Nós não iremos recomendar um investimento que não faça sentido para você. Em outras palavras, se percebemos que o seu perfil de investidor é conservador, nós não recomendaremos que faça um investimento agressivo.

Lembre-se, a previdência privada existe para trazer segurança para você no futuro e é um substituto do INSS.

Se você quer a nossa ajuda para montar o seu plano de previdência privada, clique aqui para conversar com o nosso time.

Aproveite para compartilhar com algum familiar ou amigo esse artigo, você estará ajudando mais pessoas a se prepararem para o futuro.

Um grande abraço e até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *